Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais.
O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta.
O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e milho, afirmando a agricultura como base de comércio, riqueza e sobrevivência do seu povo até então e em campo verde encontra-se: vacas leiteiras, arbustos, lajedos e a capela que representa a Ermida, onde mais tarde foram aglomeradas as primeiras residências que formaram a área urbana. Abaixo, um listel dourado, contendo a seguinte inscrição em cor preta: Olho d’Água-PB, na ponta esquerda o ano em que chegaram seus desbravadores, 1755, e na ponta direita o ano da sua criação, o ano em curso 2017.
Rita Bizerra - Jornalista
DRT - 3336/PB
Rita só acho que a data da emancipação deveria estar na destra do liste pois a data da criação do brasão não poderia fazer parte do mesmo.
ResponderExcluirFicou parecendo que quer registrar uma gestão e isso fuca fora do contexto.
Na arte da heráldica tem umas normas a serem cumpridas rsrs.
Você também deveria ter usado uma linguagem heráldica pra descrever melhor o brasão só um pista as cores são em latim:
Exemplo (Prata ) se escreve ARGENTE. .
Não é uma crítica gostei muito do desenho e do histórico parabéns
Gostaria que entrasse em contato comigo pra entender melhor a sua orientação
Excluire só dizer que a criação tem que ser registrada para subentender que é um marco na história do município e a partir dali é que irão ser encontrados documentos com o timbre do Brasão, nada com mandato. O Brasão não deverá ser politicado rsrs aí seria demais.
A heráldica tem umas regras a seguir, lembra que te falei sobre os milésimos do listel? Pois bem por questão de obediência a essas leis heráldica, que acho louvável vc corrigir.
ResponderExcluirMas como filho do município achei que representou muito bem.
Parabéns
O que é válido não é a intensão de quem tem olhar crítico para a obra, a validação está no olhar criativo de quem cria a obra
ResponderExcluir