Pular para o conteúdo principal

Delegacia da Mulher na Paraíba comemora 30 anos com sessão especial na ALPB



Os 30 anos da implantação da 1ª Delegacia da Mulher na Paraíba foram comemorados durante uma sessão especial no Plenário José Mariz na Assembleia Legislativa do Estado.


A sessão, de propositura da deputada Estela Bezerra (PSB), contou com a presença do secretario da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, do delegado Geral da Polícia Civil, João Alves Albuquerque, da coordenadora das Delegacias da Mulher, delegada Maisa Felix, além de outras autoridades e policiais civis.


A deputada Estela Bezerra justificou a homenagem falando das lutas enfrentadas pelas mulheres que durante muitos anos foram vítimas da violência porque a sociedade tratava esses crimes com negligência e até com naturalidade.



“As Deams, Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher são o resultado de uma luta histórica das mulheres por igualdade de direitos e proteção, sendo a primeira política pública específica e jurídica ao enfrentamento da violência contra a mulher”, disse a deputada.



A primeira Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da Paraíba foi criada no ano de 1987, na cidade de João Pessoa, a terceira do Brasil.



Hoje são 13 Deams, duas em João Pessoa, Picuí, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Bayeux, Cabedelo, Guarabira, Santa Rita, Monteiro, Patos e Mamanguape, além de dois Núcleos de Atendimento à Mulher instalados nas cidades de Queimadas e Esperança.



A equipe é formada por delegadas, agentes de investigação, escrivães e psicólogos, preparados para um atendimento humanizado as vítimas de violência.



Receber esta homenagem, segundo a delegada Maísa Felix, foi um momento de muita felicidade.



“O reconhecimento da maior representação que é o Poder Legislativo a nossa instituição que há 30 anos vem lutando todos os dias incansavelmente para fortalecer as políticas públicas de combate a violência doméstica é muito importante. Isso só mostra que estamos no caminho certo e nos motiva ainda mais a continuar amparando estas vítimas que têm procurado a nossa delegacia. As mulheres hoje não se calam, elas acreditam nos programas que vêm sendo desenvolvidos para elas”, falou a coordenadora das Deams.



Três mulheres da Polícia Civil foram homenageadas durante a sessão especial da Assembleia Legislativa da Paraíba. As servidoras tiveram seus trabalhos reconhecidos pela atuação nessas unidades especializadas.


A delegada Maísa Felix coordenadora das Deams recebeu da deputada estadual Estela Bezerra, uma placa alusiva aos 30 anos de criação da Delegacia da Mulher no Estado, um reconhecimento ao trabalho da equipe que só no ano de 2016 entre os meses janeiro a novembro realizou 9.736 atendimentos, instaurou 4.116 inquéritos relativos a violência domestica e 3.293 medidas protetivas.



O programa Mulher Protegida também foi destacado durante a sessão. “A Polícia Civil através das delegacias da mulher vem realizando um grande trabalho de combate à violência doméstica, inclusive a Paraíba foi um dos primeiros Estados do país a implantar o Programa Mulher Protegida, no qual a mulher recebe um celular que é uma linha direta com a polícia.



Portanto, quando ela se sente ameaçada pelo agressor aciona a tecla vermelha e imediatamente os policiais vão até ela e adotam as providências necessárias. Um instrumento muito importante e que já salvou muitas vidas”, explicou o delegado geral da Polícia Civil João Alves.



O secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima também destacou a importância do trabalho desenvolvido nas Delegacias da Mulher do nosso Estado.


Ele lembrou que os resultados do emprenho das equipes são traduzidos na diminuição de homicídios contra mulheres na Paraíba.

Em 2011, foram registrados 146 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) tendo mulheres como vítimas e em 2016 foram 97.


“Isto é o resultado de um trabalho coletivo que ganhou ainda mais força com a criação de uma coordenação que deu uma unidade ao atendimento às mulheres vítimas de violência. Isso aumentou também a confiança das pessoas que precisam desses atendimentos”, concluiu Cláudio Lima.



Redação com dados da Secom PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof