Pular para o conteúdo principal

EM OLHO D’ÁGUA: Secretário de Saúde atende a convocação de vereador

Depois da convocação do vereador Wesley Caldas ao secretário de Saúde Gil Carvalho de Almeida, o mesmo se fez presente à sessão da câmara de vereadores do município de Olho d’Água, hoje, 08 de abril, para dar depoimento sobre seu trabalho e esclarecer às dúvidas dos vereadores da casa.
Ele foi indagado por vários questionamentos como a falta de médicos, de medicamentos, marcação de exames e de outras coisas mais.

No início da sua fala, o secretário Dr. Gil Carvalho fez entender a todos os presentes a exclusão de culpabilidade da ex-secretária Maria do Socorro Carvalho Beserra, a quem fez honrarias de hombridade e logo denunciou o crime de haver encontrado todos os computadores da saúde desconfigurados, com os HDs limpos como de fábrica, ação que estagnaria a saúde do município se não houvesse contratado uma equipe de João Pessoa para restaurar os programas e assim retomar os trabalhos da saúde de Olho d’Água, que estava sendo precariamente atendida, por um médico apenas, o Dr. Alexandre e a tomada de decisão imediata fora contratar a Dra. Rafaela, com a obrigação de atender o público de segunda à quinta-feira, pernoitando no Centro de saúde, entregado o plantão para o médico Dr Alexandre, hoje estando o Centro de saúde com cinco médicos plantonistas, com atendimento de 24 horas, com exceção das noites de sábado e domingo, porém, com enfermeiro 24 horas interruptas, treinados para primeiros socorros e em média 5 automóveis para assistir em quaisquer necessidades de transferência de pacientes mais graves.

Quanto aos medicamentos, o secretário falou e a nossa reportagem havia já constatado em loco, na tarde de ontem, a chegada de medicamentos para suprir a necessidade de até 03 meses, o que concede à secretaria folga de tempo para licitar e chegar outras remessas sem que zere o estoque.

Dr Gil explicou sobre as dificuldades para a conclusão da construção das UBSs no município, os trâmites do processo informatizado para a marcação de consultas e exames específicos. O secretário até comentou sobre a luta pelos equipamentos para o funcionamento da Policlínica, que orça em torno de 500.000,00 (quinhentos mil reais) para fazê-la funcionar.

Quase todos os vereadores questionaram pontos diversos da Pasta e todos receberam uma resposta verdadeira, pois a postura de seriedade do secretário não deixa margem para dúvidas em seus esclarecimentos e todos os vereadores, se deram por satisfeitos, inclusive o vereador que convocara o secretário, o Exmo. Wesley Caldas, que aguarda a mesma atitude da secretária de educação Tarciana Almeida, também convocada por ele na sessão anterior.

O vereador Wesley Caldas parabenizou o secretário por sua prontidão, fez alguns apelos e recebeu a garantia de serem consideradas sugestões e a sessão, enfim, transcorreu em clima de seriedade e responsabilidade com o zelo do erário público, tanto pelo Executivo, quanto pelo Legislativo.

O secretário ainda trouxe outras informações de grande benefício para a sociedade em geral, como a breve chegada de uma Ambulância completa para assistir o paciente mais grave, com a necessidade de acompanhamento profissional, oxigênio e mais, bem como, a casa de apoio para pacientes e acompanhantes, na cidade de João Pessoa.


O ponto alto de todas as sessões da Câmara Municipal de Olho d’Água vem sendo a participação da população, o acompanhamento da gestão e a aprovação das ações que vêm sendo implementada pelo governo municipal, Genoilton Carvalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof