Pular para o conteúdo principal

Governo do Estado reafirma compromisso de melhorar a saúde materna na Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a ONG pernambucana Círculo do Coração, promoveu, nesta sexta-feira (31) pela manhã, uma reunião com secretários municipais de saúde e gestores, médicos e enfermeiros obstetras das maternidades; gerentes regionais de saúde; apoiadores da Rede Cegonha nas regiões de saúde e médicos residentes para promover um diálogo sobre a saúde das mulheres da Paraíba, durante a gestação, parto e puerpério, a partir da discussão da mortalidade materna do estado. A reunião “Saúde Materna da PB: Perspectivas e desafios atuais” foi realizada por meio de videoconferência para as 21 “Salas do Coração” espalhadas pelo estado. As secretárias de Estado da Saúde, Cláudia Veras, e da Mulher e Diversidade Humana, Gilberta Soares, abriram a reunião. 

“Por meio deste diálogo com os profissionais de saúde, em todo estado, o Governo reafirma o compromisso de melhorar a saúde materna da Paraíba, pois precisamos avançar; e uma ação como esta chama a atenção das pessoas para aprofundar as relações, entre os profissionais e os gestores municipais”, disse Cláudia Veras. 

“A gente precisa dar as mãos contra essa problemática e pedir o empenho e o compromisso, vendo o que cada um, enquanto equipe de saúde e gestor, pode fazer e, só assim, juntos, podemos resolver o problema”, complementou Gilberta Soares. 

Durante a reunião, Cláudia Veras anunciou que na Caravana do Coração de 2017, prevista pra ocorrer a partir de julho, seis obstetras passarão a integrar a equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, professores e estudantes universitários. O obstetra fará o monitoramento e acompanhamento, de forma mais efetiva, da gestante de alto risco, com o objetivo de diminuir a mortalidade materna na Paraíba. 

A presidente da ONG Círculo do Coração, a cardiologista pediátrica Sandra Mattos, estava entusiasmada com a novidade. “Com isso, a gente espera expandir o atendimento às mulheres e dar nossa contribuição para a saúde das gestantes”, declarou 

Durante toda a manhã foram realizadas palestras que abordaram os temas da morte materna na Paraíba, a Rede e os serviços voltados à Saúde das Mulheres e atenção aos problemas mais comuns em saúde das mulheres, pela coordenadora Estadual de Saúde da Mulher, da Ses, Fátima Moraes; a diretora geral da Maternidade Cândida Vargas, a obstetra, Ana de Lourdes Vieira e o obstetra e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Roberto Magliano. 

Salas do Coração – São 21 Salas do Coração instaladas nos municípios de João Pessoa, nas Maternidades Cândida Vargas e Frei Damião; no Hospital Edson Ramalho e no Hospital Pediátrico Arlinda Marques; em Campina Grande, no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), Hospital Escola da FAP e no Clipsi e nos Hospitais Regionais de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Pombal, Princesa Isabel, Monteiro, Guarabira e Itabaiana; Hospital Geral de Mamanguape; Hospital Materno Infantil, de Sousa; Hospital Distrital de Itaporanga, Maternidade Peregrino Filho, de Patos; Maternidade de Picuí; Hospital Municipal de Esperança e Hospital das Freiras e Maternidade, de Santa Rita. 

As Salas do Coração são espaços físicos adequados para receber o Ecotaxi, que é uma mala com todos os equipamentos necessários para fazer ambulatório de cardiologia (máquina de ecocardiografia, estestoscópio, tensiômetros), para os atendimentos ambulatoriais e diagnósticos emergenciais. 



Ações do Governo do Estado – Entre as ações desenvolvidas no período de 2011 a 2016, estão a formação de um grupo de monitoramento da Rede Cegonha; realização de fóruns perinatais e colegiado das maternidades de alto risco; oferta de novos exames para o pré-natal; detectores fetais na atenção básica e melhorias na estrutura das unidades de atendimento, como maternidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor