Pular para o conteúdo principal

Olho d’Água está entre os mais de 200 municípios do Manifesto, de 05 de maio próximo.


Acontecerá um grande Manifesto dos Prefeitos paraibanos com suas equipes de governo, na Praça do Meio do Mundo, onde a linha do Equador corta a Paraíba, trecho do entroncamento das rodovias BR-230 e BR-412, entre os municípios de Pocinhos e Boa Vista, Região Metropolitana de Campina Grande, na sexta-feira, 05 de maio do ano em curso.


A ação conta com o apoio da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup/PB) e representante da CNM, por reconhecerem a legalidade do protesto, que conta com a adesão de mais de 200 municípios paraibanos e municípios dos estados vizinhos, Rio Grande do Norte-RN e Pernambuco-PE.

O Presidente da Famup, Tota Guedes, que é também um dos prefeitos da Paraíba considera o manifesto “grito de alerta” para a sociedade ter ciência dessa dificuldade, pela qual passam todos os gestores municipais e reivindicar melhorias e uma atenção maior do Governo Federal para com os municípios.

Há uma pretensão de que as Prefeituras suspendam suas atividades nos dias 04 e 05 de maio. Funcionando apenas os serviços essenciais, a exemplo da saúde.

Em virtude do sub-financiamento dos Programas Federais e a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que corresponde cerca de 70% da receita, os municípios brasileiros vêm sofrendo forte impacto financeiro, de forma a se tornar ingovernáveis, haja vista, as despesas crescem pelas exigências burocráticas, para além dos restos a pagar do Governo Federal, em Convênios, Emendas e a não atualização dos valores dos Programas.

Afora isso, há as dificuldades promovidas pelos prefeitos anteriores, para quem recebeu o município da oposição, a exemplo de Olho d’Água e outros, que herdaram precatórios, todos os computadores do município desconfigurados e com HDs limpos, inúmeras ações de cobranças judiciais, todos os veículos e prédios públicos carecendo de manutenção, a folha de pessoal excedendo o limite da Lei de responsabilidade fiscal e outros desajustes.

Logo em fevereiro e março, a redução no repasse foi superior a 40% em relação ao mesmo período do ano passado, como reflexo da diminuição da arrecadação do governo federal. "Todo planejamento que você faz vai por água a baixo, porque acontece todo tipo de imprevisto, no percurso”, disse Genoilton Carvalho, prefeito de Olho d’Água.

A visão do Prefeito Genoilton Carvalho, e de outros gestores é de além da reivindicação de um Novo Pacto Federativo do Governo Federal, criar fundos para ampliar os serviços públicos a exemplo da criação da Secretaria de Cultura, porque o Ministério da Cultura vive o momento de instrução para a Instalação do Sistema Municipal de Cultura, junto ao Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura, que será similar ao SUS, na saúde e irá promover o desenvolvimento, preservação e resgate, nesta área.


Todos os municípios do Vale do Piancó vivencia essa situação, em vista de serem municípios menores, onde os repasses são a principal fonte para manter os serviços públicos e a queda do recurso no último mês representa mais que o gasto mensal com a saúde desses municípios. Eis a razão de estarem os 18 municípios engajados nessa luta de 05 de maio, na Praça do Meio do Mundo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor