Pular para o conteúdo principal

Quão pobre as pessoas podem se tornar...

Olha pessoal, o Espaço Mulher Arretada é também um ambiente de desabafo, de externação dos meus sentimentos e aqui estou, para esse fim.

A política partidária é umas das causas de maior pobreza em algumas pessoas da minha terra Olho d'Água, eu já tive diversas provas disso nas mais variadas situações e na última quinta-feira eu me deparei com duas situações que me ratificaram essa percepção.

Não sei se já aconteceu com você, comigo acontece, não todos os dias, mas, pode-se dizer com frequência. De forma gratuita, sem jamais eu ter ofendido uma pessoa ela se implicar comigo, sobremaneira, tão ranzinza, que chega a acionar todos os recursos próximos dela para me prejudicar.

Eu já me habituei tanto a assistir essas cenas que nem me incomodo mais com coisas do tipo, quer dizer, não deixo que isso interfira, no percurso natural da minha ida, fazendo com que retorne prematuramente ou olhe para trás.

Esse meu retorno à Olho d'Água, tem me feito claro, quão pobre as pessoas podem se tornar, independente da idade, do nível e/ou posição social, do status e etc e tal. E como ainda tem pessoas que alimenta a sede de ter você abaixo do solado do sapato...

Eu olho, simplesmente, registro, e passo como se não sentisse ou percebesse atitudes desse porte, mas, a minha sensibilidade sente a dor da abertura de uma ferida na imagem, das pessoas que assim agem.

Pois bem, na quinta-feira citada eu fui à minha terra, lá recebi um convite para ir à Itaporanga e na volta, mais uma vez entro na cidade para resolver umas pendências.

Sem modéstia, me reconheço um ser HUMANO, sem maldade, sem rancor, um barril de gratidão e de amor pelos meus conterrâneos, quem me conhece ou já assistiu uma palestra minha, escutou uma ou mais vezes eu confessar, que a minha personalidade forte e resistente às dificuldades do mundo devo ao amor dos meus conterrâneos, que desde a minha infância incentivaram a me levantar sacudir a poeira e seguir a cada tombo.

Mas, naquela tarde eu tive que subir uma escada não muito leve, para resolver umas coisas e quando descia, via na frente, sentadas na calçada de uma residência, umas pessoas que não as via há algum tempo e tive logo vontade de ir até lá e falar, abraçar aquelas pessoas, só que, no final da escada, por haver degraus maiores a minha dificuldade de descer complicou um pouco e a minha filha, preocupada me segurava e me orientava descer com cuidado.

A nossa conversa chamou a atenção daquelas pessoas e eu ouvia as críticas esnobes, preconceituosas, irônicas e pobres. Ao conseguir me livras dos últimos degraus, entrei no carro e nem conversando com a minha filha para ela não perceber sequer o movimento daquelas pessoas, pois, tive vergonha dela sentir a pobreza de alma, de quem eu acabara de dizer que havia recebido muito carinho daquela casa e de tantas outras, que me ajudaram ser quem sou.

Pois é, o motivo. Votaram em um grupo político e eu em outro, simplesmente, isso.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp