Graças ao voto de minerva do presidente João Batista Sampaio (PMDB), a Câmara de Vereadores de Olho d'Água-PB, aprovou na manhã de hoje, sábado, 27 de maio, a criação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Projeto de Lei Complementar que adéqua alguns dispositivos de uma Lei datada de 2001, ajustando a organicidade de funções e cargos do município à realidade atual.
Com isso, a futura secretária Rita Bizerra deverá ser nomeada oficialmente nos próximos dias. A estrutura da secretaria terá coordenadorias de Cultura e Turismo, que irão trabalhar inicialmente na institucionalização do Sistema Municipal de Cultura e na criação de um Turismo Municipal, com a finalidade de integrar o município, ao Consórcio de Turismo que está sendo articulado no Vale do Piancó, bem como, levar o município a participar do Projeto futuro "Vale Criativo", que é também um sonho dos 20 municípios que compõem essa gleba de terras do Alto Sertão da Paraíba.
O referido Projeto que chegou àquela Casa Legislativa há aproximadamente 03 meses, continha um erro de digitação, que ao passar pelas comissões fora constatado e foi devolvido ao Executivo para as devidas correções e sendo retornado, foi apresentado pela Mesa através de um Requerimento de urgência Especial, que sendo aprovado com o voto de Minerva do presidente, levou a sessão a ser suspensa por 20 minutos, para a reunião das comissões e construção dos seus pareceres em relação ao Projeto.
Ao retornar a sessão fora posto em discussão o Projeto de Lei e os Pareceres das Comissões Permanentes, na qual o Líder e vereadores de oposição apresentaram algumas justificativas contrárias, o Líder do governo, Manoel Laurindo (Mano) argumentou está a oposição dificultando o andamento dos trabalhos que facilitariam o desenvolvimento do município e as discussões retornaram para a oposição, onde o vereador Chico Furtado, negava essa atitude do seu grupo e os demais reforçaram suas palavras, seguindo o vereador Wesley com uma extensa leitura do Regimento Interno da Casa buscando assegurar suas negativas.
Após as discussões da proposta do Executivo e pareceres, o Projeto foi posto em votação, que houve empate (4 a 4), obrigando ao parlamentar peemdebista a desempatar a votação, o fazendo aprovado com o Voto de Minerva.
Após as discussões da proposta do Executivo e pareceres, o Projeto foi posto em votação, que houve empate (4 a 4), obrigando ao parlamentar peemdebista a desempatar a votação, o fazendo aprovado com o Voto de Minerva.
Não havendo nada mais a tratar o presidente encerrou a sessão e em poucos instantes o Prefeito Genoilton Carvalho sancionou a Lei que Criou a Secretaria de Cultura e Turismo e ajustou a organicidade do município ao Século XXI, como disse o primeiro secretário da Mesa, o vereador Rguismar Pereira (Dêda).
Meus parabéns aos que são filhos de Olho Dágua por esta vitória ao presidente da câmara o meu elogiável parabéns pela coragem tornando assim um dos principais criadores da da Secretaria sem dúvida ficará na história do município
ResponderExcluirAbraço cordial a todos
Esse Cabra Macho é nosso parente Gabriel, é um pequeno Grande Homem que vai fazer a diferença nesse governo.
Excluir