O Secretário de Agricultura, Mário Leite, informa para todos os pecuaristas do município, que iniciou na terça-feira, 02 de maio, a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em bovinos do município de Olho d'Água e se estenderá até dia 31 de Maio para poder comprar a vacina e até o dia 06 de Junho para declaração junto a secretaria de agricultura aqui no centro administrativo de Olho Dagua (Prédio do antigo Hospital).
A iniciativa faz parte da primeira etapa da campanha que compreende os animais de todas as faixas etárias. Na segunda etapa, em novembro, a vacinação é destinada aos animais de até com idade até dois anos. Segundo levantamento, nos últimos anos o município não registrou nenhum caso da doença, com a manutenção, assim, de uma estabilidade sanitária.
A saber, a febre aftosa é altamente contagiosa, atingindo não somente bovinos, mas também a ovinos, caprinos, suínos e alguns animais silvestres, como a capivara. Transmitida pelo leite, carne e saliva do animal doente, como também pela água, ar, objetos e ambientes contaminados, a doença causa febre e aftas na boca e cascos dos animais, dificultando a alimentação e locomoção. O rebanho desses animais atingidos pela doença ficam com sua produção de leite e carne comprometidos, havendo a perda de valor, ocasionando prejuízo econômico e social avassalador tanto ao município quanto ao produtor.
"Até o momento aproximadamente 150 agricultores já compareceram para regularizar o cadastro de vacinação dos seus animais", disse Mário.
"Até o momento aproximadamente 150 agricultores já compareceram para regularizar o cadastro de vacinação dos seus animais", disse Mário.
Para outras informações, procurar o Secretário Mário Leite, no centro Administrativo, no horário de expediente: De 8 da manhã às 13h00.
Comentários
Postar um comentário