Reconhecida como uma das maiores manifestações da cultura popular nordestina, os festejos juninos transformam o Nordeste inteiro, num grande arraial, nesta época. Mais que uma festa, do nosso padroeiro, São João Batista, as comemoração juninas representam uma das mais valiosas tradições da nossa região, reunindo cultura, religiosidade e arte, por quê não fazê-la um objeto de aprendizado, trabalhando com o universo escolar a historicidade da nossa gente, do nosso chão?
Com esse objetivo o governo Genoilton Carvalho, através das secretarias de Cultura e Turismo e de Educação envolveram todas as escolas municipais nesse clima festivo de muita alegria para trabalhar as Memórias da Terra, por meio de diversas tarefas distribuídas entre alunos, professores e toda a comunidade escolar, bem como, a adesão de voluntários da comunidade geral, que imbuídos nesse objetivo, fizeram o encerramento das aulas do segundo bimestre e levarão ainda esse trabalho para o "Museu Memórias da Nossa Terra", onde farão a exposição de toda a coleta desse trabalho, para os Turistas do Melhor São João do Vale.
As instituições de ensino espalhadas pelo município passam a explorar os diversos meios de desenvolver a nossa cultura e em conjunto trabalha o que representam a tradição junina, como a música, a dança e as comidas típicas, as escolas de ensinos fundamental e médio exaltam a cultura e celebrando o conhecimento dos festejos em união.
Foi o que aconteceu, por exemplo na Antonio Fausto de Almeida,no Conjunto Habitacional do mesmo, onde reuniram-se grande parte dos familiares do patrono, coincidentemente, no dia do seu aniversário de nascimento. O mesmo aconteceu na escola Júlio Minervino, na Raquel Minervino, na Necy Carvalho, na Creche e outras espalhadas pelo município.
Segundo a secretária de Educação, Tarciana Carvalho, toda a comunidade escolar participou ativamente dos preparativos para a festa junina realizada em todas as escolas municipais. “Os pais incentivaram e colaboraram muito, para os alunos estarem na quadrilha, inclusive na confecção das roupas. Com a ajuda deles, tivemos festas lindas e com clima de muita alegria".
O ponto mais alto das festividades juninas escolares, para além da quadrilha, neste primeiro ano do governo Genoilton Carvalho, foi a mudança proporcionada, pela presença ativa da cultura, que renasceu inovando esse momento com o Projeto "Resgatando Memórias" um dos maiores marcos na festa de São João, que se estendera para a festa de rua, com o Museu "Memórias da Nossa Terra".
Apresentação dos alunos nas escolas:
Apresentação dos alunos nas escolas:
Comentários
Postar um comentário