Pular para o conteúdo principal

EM OLHO D'ÁGUA: São João nas escolas


Reconhecida como uma das maiores manifestações da cultura popular nordestina, os festejos juninos transformam o Nordeste inteiro, num grande arraial, nesta época. Mais que uma festa, do nosso padroeiro, São João Batista, as comemoração juninas representam uma das mais valiosas tradições da nossa região, reunindo cultura, religiosidade e arte, por quê não fazê-la um objeto de aprendizado, trabalhando com o universo escolar a historicidade da nossa gente, do nosso chão?

Com esse objetivo o governo Genoilton Carvalho, através das secretarias de Cultura e Turismo e de Educação envolveram todas as escolas municipais nesse clima festivo de muita alegria para trabalhar as Memórias da Terra, por meio de diversas tarefas distribuídas entre alunos, professores e toda a comunidade escolar, bem como, a adesão de voluntários da comunidade geral, que imbuídos nesse objetivo, fizeram o encerramento das aulas do segundo bimestre e levarão ainda esse trabalho para o "Museu Memórias da Nossa Terra", onde farão a exposição de toda a coleta desse trabalho, para os Turistas do Melhor São João do Vale.

As instituições de ensino espalhadas pelo  município passam a explorar os diversos meios de desenvolver a nossa cultura e em conjunto trabalha o que representam a tradição junina, como a música, a dança e as comidas típicas, as escolas de ensinos fundamental e médio exaltam a cultura e celebrando o conhecimento dos festejos em união.

Foi o que aconteceu, por exemplo na Antonio Fausto de Almeida,no Conjunto Habitacional do mesmo, onde reuniram-se grande parte dos familiares do patrono, coincidentemente, no dia do seu aniversário de nascimento. O mesmo aconteceu na escola Júlio Minervino, na Raquel Minervino, na Necy Carvalho, na Creche e outras espalhadas pelo município.

Segundo a secretária de Educação, Tarciana Carvalho, toda a comunidade escolar participou ativamente dos preparativos para a festa junina realizada em todas as escolas municipais. “Os pais incentivaram e colaboraram muito, para os alunos estarem na quadrilha, inclusive na confecção das roupas. Com a ajuda deles, tivemos festas lindas e com clima de muita alegria". 

O ponto mais alto das festividades juninas escolares, para além da quadrilha, neste primeiro ano do governo Genoilton Carvalho, foi a mudança proporcionada, pela presença ativa da cultura, que renasceu inovando esse momento com o Projeto "Resgatando Memórias" um dos maiores marcos na festa de São João, que se estendera para a festa de rua, com o Museu "Memórias da Nossa Terra".

Apresentação dos alunos nas escolas:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor