Pular para o conteúdo principal

OLHO D'ÁGUA: Nossa cidade não cresce, eis a questão...



A vantagem de se ter um Blog é não ter que necessariamente escrever textos jornalísticos, mas, textos de opiniões, esclarecimentos, desabafos e etc..

Não sei quantos leitores do meu Blog www.paraibamulhermacho.blogspot.com.br sabem como nasceu essa expressão "Paraíba Mulher Macho", pois nasceu na cidade de Princesa Isabel, quando na grande seca do nordeste, entre os anos 27 e 29, pouco antes da revolução de 1930, os homens tiveram de ir para as frentes de emergências, cavando açudes, fazendo estradas, ficando na cidade somente as mulheres, as crianças e os muito idosos. Nisto, o grupo de Lampião soube do ocorrido e foram averiguar na cidade a facilidade pra saqueá-la. Contudo, as mulheres souberam da presença deles pelas redondezas e montaram uma tocaia. Quando os homens de Lampião chegaram na cidade a encontraram vazia, mas quando um deles abriu a porta da igreja logo apareceram as mulheres armadas com porretes de pau-pereiro e botou os cangaceiros pra correr a pauladas. Dizem que ao cair nos ouvidos de Lampião essa história, o mesmo teria exclamado para seus homens, a frase: "Paraíba masculina mulher macho sim senhor!" Tempo depois, seria essa frase decantada por Luiz Gonzaga, que reafirmara a coragem da Mulher Paraibana, em defender seus pais, seus filhos e a si própria.

Há anos, eu conheço essa história e logo que identifiquei essa coragem em mim, trouxe a frase de Lampião, para acompanhar minha vida. Fico muito tranquila quando tenho a oportunidade de trabalhar com o que sei, na minha área de jornalista e produtora cultural, não olho para concorrentes adversários e similares, pelo fato de me garantir, são décadas de estudos, são muitas noites "queimando as pestanas", como diria a minha amada mãe.

Tem pessoas que não entendem muito bem a nossa profissão. São leigos, desinformados e enchem a boca da expressão "babão", "babona" e não é isso. O assessor de imprensa de uma empresa, de uma fábrica, ele tem como tarefa mostrar as boas qualidades da empresa, os benefícios do produto daquela empresa e etc..

O assessor de Imprensa do Governo, ele tem como missão mostrar as boas ações do governo, trabalhar em prol do desenvolvimento da cidade, aplaudir as boas ações e para isso mostrar as verdades sem denegrir a imagem de ninguém e é o que eu faço, na minha profissão.

A oposição pode lotar a cidade de jornalistas renomados, brigões, atrevidos, blogueiros e companhia, que sequer vou respirar fundo, vou continuar fazendo o meu trabalho, voltado para as boas ações do governo, sem medo de fazer feio, sem medo de perder a minha audiência, por apenas confiar no que aprendi fazer e fazer bem. 

Todavia, neste final de semana fui fazer uma visita para o meu irmão e ele me falou assim: 

- Minha irmã, o que você anda fazendo lá na nossa cidade, que escutei Fulano de Tal dizendo: "Parece que Rita não tem medo de apanhar..."

Ao assimilar a aberração à pessoa que falou isso, eu me senti decepcionada, porque essa pessoa me conhece de criança e sabe que não sou má e sou responsável com o meu trabalho, tenho ética e credibilidade na minha área profissional. Depois, essa pessoa tão bem me conhece, que em consequência da minha necessidade de estudar, lá atrás, quando seus filhos eram pequenos, eu lhe fui tão útil, que, me desculpem a expressão "até merda dos seus filhos eu limpei" e essa atitude dele se resume em politicagem, as pessoas não descem do palanque, atrapalham a ações do governo e ficam dizendo que a cidade não cresce por culpa dos políticos.

Agora vai o meu recado senhor. Eu não tenho medo de uma "pisa", não tenho medo sequer de uma "tapa", não é à toa que trouxe para me acompanhar essa frase dita por Lampião, "Paraíba Mulher Macho". Eu sei me defender e caneta, teclado e outras armas sei utilizar em minha defesa e olhe que sou preventiva, haja vista, não correr, estou preparada para me salvar onde quer que esteja.

Bom, eis a razão da nossa cidade não crescer, não ter boa qualidade de vida para as pessoas, os governantes não terem espaço para agir diferente, porque as mentes não funcionam com lógica, com prudência. Uns e outros vivem de boca pro ar falando asneiras, sem pensar no que dizem, falando baboseira... 

Ainda tem outros que ao invés de trabalhar mostrando a sua capacidade, trabalham tentando provar a incapacidade do outro e eu continuo tranquila, fazendo o meu trabalho, puramente com a condição que me é oferecida para trabalhar, torcendo para receber de fato a minha secretaria e fazer um pouco mais do que você leitor espera de mim. Muitas surpresas virão!


Eu, Rita Bizerra




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor