A vantagem de se ter um Blog é não ter que necessariamente escrever textos jornalísticos, mas, textos de opiniões, esclarecimentos, desabafos e etc..
Não sei quantos leitores do meu Blog www.paraibamulhermacho.blogspot.com.br sabem como nasceu essa expressão "Paraíba Mulher Macho", pois nasceu na cidade de Princesa Isabel, quando na grande seca do nordeste, entre os anos 27 e 29, pouco antes da revolução de 1930, os homens tiveram de ir para as frentes de emergências, cavando açudes, fazendo estradas, ficando na cidade somente as mulheres, as crianças e os muito idosos. Nisto, o grupo de Lampião soube do ocorrido e foram averiguar na cidade a facilidade pra saqueá-la. Contudo, as mulheres souberam da presença deles pelas redondezas e montaram uma tocaia. Quando os homens de Lampião chegaram na cidade a encontraram vazia, mas quando um deles abriu a porta da igreja logo apareceram as mulheres armadas com porretes de pau-pereiro e botou os cangaceiros pra correr a pauladas. Dizem que ao cair nos ouvidos de Lampião essa história, o mesmo teria exclamado para seus homens, a frase: "Paraíba masculina mulher macho sim senhor!" Tempo depois, seria essa frase decantada por Luiz Gonzaga, que reafirmara a coragem da Mulher Paraibana, em defender seus pais, seus filhos e a si própria.
Há anos, eu conheço essa história e logo que identifiquei essa coragem em mim, trouxe a frase de Lampião, para acompanhar minha vida. Fico muito tranquila quando tenho a oportunidade de trabalhar com o que sei, na minha área de jornalista e produtora cultural, não olho para concorrentes adversários e similares, pelo fato de me garantir, são décadas de estudos, são muitas noites "queimando as pestanas", como diria a minha amada mãe.
Tem pessoas que não entendem muito bem a nossa profissão. São leigos, desinformados e enchem a boca da expressão "babão", "babona" e não é isso. O assessor de imprensa de uma empresa, de uma fábrica, ele tem como tarefa mostrar as boas qualidades da empresa, os benefícios do produto daquela empresa e etc..
O assessor de Imprensa do Governo, ele tem como missão mostrar as boas ações do governo, trabalhar em prol do desenvolvimento da cidade, aplaudir as boas ações e para isso mostrar as verdades sem denegrir a imagem de ninguém e é o que eu faço, na minha profissão.
A oposição pode lotar a cidade de jornalistas renomados, brigões, atrevidos, blogueiros e companhia, que sequer vou respirar fundo, vou continuar fazendo o meu trabalho, voltado para as boas ações do governo, sem medo de fazer feio, sem medo de perder a minha audiência, por apenas confiar no que aprendi fazer e fazer bem.
Todavia, neste final de semana fui fazer uma visita para o meu irmão e ele me falou assim:
- Minha irmã, o que você anda fazendo lá na nossa cidade, que escutei Fulano de Tal dizendo: "Parece que Rita não tem medo de apanhar..."
Ao assimilar a aberração à pessoa que falou isso, eu me senti decepcionada, porque essa pessoa me conhece de criança e sabe que não sou má e sou responsável com o meu trabalho, tenho ética e credibilidade na minha área profissional. Depois, essa pessoa tão bem me conhece, que em consequência da minha necessidade de estudar, lá atrás, quando seus filhos eram pequenos, eu lhe fui tão útil, que, me desculpem a expressão "até merda dos seus filhos eu limpei" e essa atitude dele se resume em politicagem, as pessoas não descem do palanque, atrapalham a ações do governo e ficam dizendo que a cidade não cresce por culpa dos políticos.
Agora vai o meu recado senhor. Eu não tenho medo de uma "pisa", não tenho medo sequer de uma "tapa", não é à toa que trouxe para me acompanhar essa frase dita por Lampião, "Paraíba Mulher Macho". Eu sei me defender e caneta, teclado e outras armas sei utilizar em minha defesa e olhe que sou preventiva, haja vista, não correr, estou preparada para me salvar onde quer que esteja.
Bom, eis a razão da nossa cidade não crescer, não ter boa qualidade de vida para as pessoas, os governantes não terem espaço para agir diferente, porque as mentes não funcionam com lógica, com prudência. Uns e outros vivem de boca pro ar falando asneiras, sem pensar no que dizem, falando baboseira...
Ainda tem outros que ao invés de trabalhar mostrando a sua capacidade, trabalham tentando provar a incapacidade do outro e eu continuo tranquila, fazendo o meu trabalho, puramente com a condição que me é oferecida para trabalhar, torcendo para receber de fato a minha secretaria e fazer um pouco mais do que você leitor espera de mim. Muitas surpresas virão!
Eu, Rita Bizerra
Comentários
Postar um comentário