Pular para o conteúdo principal

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa



O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão."

Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas.

Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi ampliando suas ações em outras áreas territoriais.

18 anos atrás Tarciano sentiu a necessidade de poder assistir de um espaço privilegiado as apresentações das atrações juninas no Maior São João do Mundo, que seria o São João de Patos e fez nascer o Camarote Especial 0800, não somente para ele, mas, para os deficientes de Patos e implementou neste Camarote outras ações de inclusão, como distribuição de refrigerantes, salgados e outras coisas mais, fazendo assim, uma oportunidade de alegria para o deficiente de Patos, principalmente, aquele mais carentes e que estava distante das aglomerações festivas do município, inclusive usava essa camionete da foto para ir à cada casa pegar o deficiente e trazer para a festa, oferecendo a realização do sonho de conhecer e usufruir da alegria do São João.






Não sei se o leitor teve a atenção de perceber que hoje, no feriado, com o intuito de atender a necessidade de incluir o deficiente de Sousa aos eventos juninos, em especial o São João, Tarciano trafega em uma motocicleta, rompendo o sol de meio dia, não por opção dele próprio. É que, a camionete que Tarciano usava no seu trabalho de oferecer acessibilidade para quem pudesse alcançar foi apreendida por uma blitz, que na nossa visão, já não está agindo politicamente correto ao apreender o veículo de qualquer cidadão de bem, por não está em dia com o pagamento do imposto de IPVA com o Estado, imagine um veículo que está servindo à sociedade em um trabalho de obrigação do Estado e ele não cumpre.

Existe um princípio no Direito administrativo – o princípio da legalidade – que diz que a Administração pública só pode fazer o que está na Lei, e o administrado (pessoas físicas ou jurídicas) pode fazer tudo que a Lei não proíbe. Nesse sentido, percebe-se que o Estado, ao apreender um veículo por estar com IPVA atrasado, age em total desacordo com a legalidade. Principalmente, na situação em que vive o administrado, em meio à crise de desassistência e escassez de tudo que lhe é de direito, assegurado pela Constituição Federal.

Em 2019 o modelo do São João de Patos foi transformado, o Camarote Especial 0800 de Tarciano já não se adequa a esse São João e se faz necessário para as pessoas com deficiência que desejam estar inclusos no São João de Sousa, e lá vai ele, esse guerreiro e defensor da classe, em meio ao sol pelo abuso de poder das autoridades outorgadas pela velha política brasileira, cumprir a sua missão de fazer o bem e oferecer um pouco de alegria, para os que têm poucos motivos e poucas oportunidades de felicidade.




É essa alegria que proporciona o Camarote Especial 0800 para pessoas que nunca tiveram o privilégio de participar de uma evento como esse e poder dizer que esteve na Festa de São João e viu de perto as maiores atrações do evento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof